TREM TURÍSTICO RIO-MINAS



O Trem Turistico Rio-Minas será operado pela ONG AMIGOS DO TREM. Tem como ponto de partida a cidade de Cataguazes, em Minas Gerais, e destino Três Rios, no Estado do Rio, com 160 km de extensão. Passará por 8 estações: Cataguazes (MG), Recreio (MG), Ribeiro Junqueira( distrito de Leopoldina-MG), Volta Grande (MG), Além Paraíba (MG), Sapucaia (RJ), Chiador (MG) e Três Rios (RJ).

A previsão para o inicio de circulação do trem é o 2º semestre de 2018 e as viagens serão realizadas nos sábados, domingos e feriados. Uma composição fará o percurso Três Rios- Cataguazes e a outra fará o sentido inverso, ambas com partida prevista para às 9:00hs, com duração prevista de 2 horas e 50 minutos cada viagem.

A capacidade de transporte do trem Três Rios- Cataguazes é de 560 passageiros, já o de sentido contrario terá a capacidade de transportar até 320 passageiros. Todas as reformas do material rodante e tração está sendo feito na oficina de Recreio-MG, cedida pelo DNIT à ONG. AMIGOS DO TREM.

Há uma previsão de geração de 1000 empregos diretos assim que o trem começar a operar, considerando que todas as prefeituras envolvidas terão que se adaptar a este futuro nicho turístico. O projeto consta com o apoio das prefeituras envolvidas, da iniciativa privada, além da concessionária VLI e do Ministério dos Transportes. O Brasil possui hoje 30 trens turísticos em operação.

Como uma entidade ferroviária, nossa Associação congratula-se com a iniciativa da ONG. AMIGOS DO TREM e nutre esperanças de que esta chama se propague por todo o país, pois não podemos prescindir das ferrovias, tanto no transporte de cargas, como no de passageiros.

Manoel Geraldo Costa - Inventariante da extinta RFFSA